Pág. 2

Editorial

Buscar a verdade e trazer à tona aquilo que ficou escondido pela sombra da ditadura. Com este objetivo os alunos do 6º semestre de jornalismo da Universidade Guarulhos foram a campo colocar em prática o exercício da  reportagem, revelando aquilo que de mais sórdido aconteceu durante os anos de chumbo e esclarecendo quais as funções da Comissão da Verdade, instalada no primeiro semestre pela presidenta Dilma Roussef.

Na seção de entrevistas, nossa reportagem traz um bate-papo com o jornalista e escritor Alipio Freire, que foi preso e torturado durante o período militar, e uma entrevista com o um agente do Estado, que conta a versão de quem atuou dentro do regime.

ContraPonto publica ainda uma matéria especial revelando o caso de fotos que foram forjadas durante o período militar, como a do jornalista, Vladimir Herzog, torturado até a morte nas dependências do DOI-Codi, e do advogado Luiz Carlos Marighella, assassinado em uma emboscada. A edição ainda traz uma matéria mostrando como eram os centros da repressão no estado de S. Paulo, quais as técnicas utilizadas pelo aparato estatal na condução das torturas, e relatos de sobreviventes que revelam até que ponto o ser humano pode ser capaz de produzir tamanha crueldade.

Como está estampado nas paredes do antigo Dops, hoje transformado em Memorial da Resistência: “Lembrar é resistir” e portanto, Contraponto dá sua contribuição para que tais crimes não sejam esquecidos, e sirvam de aprendizado para a construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática.

Boa leitura!


Expediente



Jornal laboratório do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Guarulhos (UnG)

Ano 4 – Nº 12
Dezembro de 2012
Tiragem: 1000 exemplares

Mantenedora
Associação Paulista de Educação e Cultura

Chanceler
Prof. Antonio Veronezi

Reitor
Prof. Dr. Alexandre Luiz Degani Estolano

Vice-reitora Acadêmica
Profa. Dra. Luciane Lúcio Pereira

Diretora dos Cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Jornalismo
Profa. Ms. Flávia Daniela Pereira Delgado

Diretora Editorial
Flávia Delgado

Editor Chefe
Eduardo Rocha (MTb 26146)

Editor de Arte
Moacir Barbosa

Repórteres


Ana Laura Soares, Claudiene Silva,  Juliana Borges, Leonardo Raoni, MIchele Galvão, Rodrigo Fagundes e Victor Moreira.


Email da redação: cpontoonline@gmail.com